terça-feira, 14 de abril de 2009

Lisboa com Carmona propõe apoio à Associação "Santos Design District"

Proposta n.º 467/2009 (retirada pelo proponente)
Numa política transversal de requalificação, revitalização e dinamização do espaço público para a cidade de Lisboa e de estímulo às relações sociais e de vivência local, deve a Câmara Municipal de Lisboa apoiar e promover, sempre que possível, actividades que contribuam para esta linha de actuação.
Na Freguesia de Santos-o-Velho, encontra-se instalada a Associação “Santos Design District”, fundada em Dezembro de 2005 por um grupo de agentes económicos da zona, que uniram esforços para impulsionar o Bairro de Santos.
A “Santos Design District” é uma associação sócio-profissional da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada com o objectivo de promover a contínua requalificação e dinamização cultural desta zona da Cidade e de consolidar a tendência de instalação de actividades ligadas ao design, desde o seu ensino e produção até à sua comercialização e divulgação.
Em conjunto com as autoridades, parceiros e associados, esta Associação (SDD) promove várias acções e eventos que tem movido muita gente ao local.
É um facto que esta zona se destaca na cidade de Lisboa como o principal destino associado ao design e criatividade, tendo atraído escolas como o IADE, a UAL e a ETIC, artistas e espaços comerciais de vanguarda.
Para além da sua vivência diurna, impulsionada pela instalação das várias universidades, galerias, museus, e pela concentração dos melhores espaços comerciais e showrooms de design (Paris-Sete, Domo, Santos da Casa, Armani Casa, Steinwall, etc.), também tem alma nocturna, com a centralização de alguns dos mais procurados restaurantes, bares e discotecas de Lisboa.
A área de influência da “Santos Design District” abrange espaços referência como o Jardim 9 de Abril, o Jardim Ribeiro Santos, o Largo do Conde Barão, a Praça de São Paulo, a Praça Dom Luis, o Largo Vitorino Damásio e o Jardim de Santos.
A presente proposta consiste em apoiar a promoção da actividade desta Associação, dando autorização para a colocação de 80 pendões, pelo período de 1 ano, a colocar em equipamento público (candeeiros) na área de delimitação da SDD, e respectiva isenção de taxas.
Nestes termos, e considerando que o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, durante o período de um ano, a esta acção é uma forma de a autarquia se associar à “Santos Design District”, contribuído para incentivar esta Associação na progressão do seu programa de actividades previstas para o Bairro de Santos que, sem dúvida, contribuem para estimular as relações sociais, o uso do espaço público e a dinâmica local.

Sem comentários: