quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CML defende Metro em Alcântara por iniciativa de Lisboa com Carmona

Os Vereadores do movimento "Lisboa com Carmona" congratulam-se com a aprovação da proposta n.º 1172/2008, de sua iniciativa, que visava a tomada de posição da Câmara de Lisboa junto da Administração Central sobre a necessidade do prolongamento da Linha Amarela do Metropolitano até Alcântara, bem como a integração na proposta do Plano de Urbanização de Alcântara do projecto de prolongamento da referida linha do metropolitano.
Da discussão em Reunião de Câmara, o Presidente António Costa sugeriu uma alteração à proposta por forma a que fosse retirada a designação da Linha Amarela, sendo que a deliberação a tomar pela Câmara fosse tão só a de manifestar a necessidade de Alcântara ser servida por Rede de Metropolitano.
A proposta, com esta alteração, foi aprovada por unanimidade, contudo, continua a ser posição de "Lisboa com Carmona" que a linha que melhores condições oferece a este prolongamento é a Linha Amarela. Consideram ainda os vereadores que para a integração de um projecto desta natureza nos estudos do Plano de Urbanização de Alcântara, importa que esteja definida qual a linha a prolongar.
Sobre a Linha Vermelha, a outra possível de prolongamento até Alcântara, impõe-se um conjunto de restrições que podem por causa os objectivos a alcançar, desde logo o traçado do Caneiro de Alcântara que poderá condicionar a criação de um interface entre o Metropolitano e a linha ferroviária de Cascais, objectivo primordial de uma verdadeira estratégia de mobilidade da cidade de Lisboa.

Sem comentários: