terça-feira, 24 de junho de 2008

Comunicado de Imprensa sobre propostas não agendadas pela actual maioria PS/BE

Atento ao procedimento de agendamento de propostas para discussão em Reunião de Câmara Municipal, o grupo de vereadores “Lisboa com Carmona” não pode deixar de manifestar a sua preocupação e indignação perante algumas situações insensatas que se vêm verificando.
Desde o início do presente mandato, a actual maioria PS/BE tem em sua posse uma proposta para agendamento cujo conteúdo em grande parte advém de um importante trabalho que no mandato anterior se encontrava a ser realizado pelo Gabinete da Vereadora Gabriela Seara, e que respeita a matérias de Contratualização.
Esse projecto, quase concluído no tempo da minha presidência, foi interrompido com as eleições intercalares de Julho de 2007, e pretendia, entre outras matérias tornar céleres e transparentes os procedimentos de contratualização entre a Câmara Municipal e os privados.
Desde a aprovação em Câmara Municipal de uma minuta de Contrato de Urbanização, ao desenvolvimento de acções de formação internas, cujos conteúdos se encontram igualmente elaborados, esta é por mim entendida como uma medida essencial para a gestão urbanística da cidade.
Mais recentemente, no passado mês de Abril, o Grupo de Vereadores “Lisboa com Carmona” voltou a ser impedido de debater dois assuntos por não agendamento das suas propostas.
Uma respeitante à resolução de uma problemática que se prende com o Bairro do Alto do Chapeleiro, e outra relativa à cedência de um edifício municipal ao “Grupo Amigos de Lisboa”, importante instituição sem fins lucrativos e que tem por missões a defesa do património artístico monumental e documental olisiponense, a contribuição para o estudo e soluções de problemas urbanísticos de Lisboa e a criação de correntes de opinião pública.
Questionada a actual maioria PS/BE sobre o não agendamento das referidas propostas, foi com enorme perplexidade que assistimos a uma redundante resposta de que os assuntos constantes daquelas propostas se encontram a ser resolvidos.
O Vereador Manuel Salgado chegou a elencar um conjunto de reuniões que havia diligenciado para resolução e prosseguimento das matérias em causa.
É pois com enorme perplexidade que vemos o sentido de democracia presente na actual maioria PS/BE esvaziar a incitativa de outros, também eleitos; de outros, que dadas as anteriores funções exercidas, têm um profundo conhecimento dos problemas da cidade e da Câmara de Lisboa; de outros, que no decurso das suas funções desencadearam diversas iniciativas sem nunca ter posto em causa o sentido democrático da participação de todos no sentido comum do serviço público.

António Carmona Rodrigues

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Comemorações do Centenário “Praia-Campo” - iniciativa de “Lisboa com Carmona”

Por iniciativa dos Vereadores do Movimento “Lisboa com Carmona”, a cidade de Lisboa vai comemorar em 2008 o centenário da Iniciativa Praia-Campo.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Qualidade de Vida: Mercer divulga ranking mundial

in: http://www.mercer.pt/

A edição de 2008 do estudo anual “Worldwide Quality of Living Survey” da Mercer, lançado hoje, revela que Lisboa melhorou em termos de qualidade de vida. A capital portuguesa está em 44º lugar do ranking, subindo três lugares face a 2007 e nove em relação a 2006. A pontuação de 100.3 coloca-a à frente de cidades como Nova Iorque, Roma, Hong Kong, Dubai ou Miami.

Zurique lidera mais uma vez o ranking das cidades com melhor qualidade de vida, com uma avaliação de 108 pontos, seguida de Viena, Genebra, Vancouver e Auckland. As cinco piores cidades do mundo para viver são, segundo o estudo, Ndjamena, Cartoum, Brazzaville, Bangui e Bagdade, a pior de todas, com 13.5 pontos.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Voto de Pesar pelo falecimento de Bartolomeu Cid dos Santos

Voto de Pesar n.º 10/2008
Subscrito pela Câmara Municipal de Lisboa
Voto de pesar pelo falecimento do artista plástico Bartolomeu Cid dos Santos e definição de uma homenagem adequada à importância e relevo cultural deste cidadão lisboeta.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Comunicado de Imprensa sobre despedimentos sem fundamento na CML

Atento ao processo em curso de não renovação de contratos dos avençados da Câmara Municipal de Lisboa, o grupo de vereadores “Lisboa com Carmona” não pode deixar de manifestar a sua preocupação e indignação perante algumas situações insensatas que se vêm verificando.
Defendemos que qualquer processo de dispensa de trabalhadores tem necessariamente que ser sustentado numa política de gestão de recursos humanos ajustada e prudente, sempre com a premissa de garantia de funcionamento e qualidade do serviço público.
A actual maioria PS / BE tem desencadeado um processo de dispensa de funcionários sem qualquer transparência, situação que o grupo de vereadores “Lisboa com Carmona” não pode deixar de denunciar.
Como se sabe, o Portal Internet Lisboa Jovem, criado pelo Pelouro da Juventude é um veículo fundamental para a participação dos jovens na vida da cidade, bem como para a divulgação de eventos e iniciativas dos jovens e para os jovens.
Este importante meio de comunicação é parte integrante do Plano Estratégico da Juventude 2007-2009, aprovado em reunião de Câmara e Assembleia Municipal no início deste ano, com larga maioria e alargado consenso.
Para além de se assumir como um instrumento auxiliador da integração do jovem na vida da cidade, este Portal proporciona informação actualizada ao momento sobre todas as iniciativas, eventos de toda a espécie e ainda uma vertente muito alargada e especial sobre aconselhamento online por parte de profissionais credenciados, única em Portugal.
Esta equipa, extremamente dinâmica e activa, é constituída por 6 elementos que edificaram este projecto e que o dinamizaram de forma muito empenhada e criativa, desenvolvendo parcerias com a SIC, com o Público, com o Expresso, com a MegaFM, com a Goody, com a Associação do Planeamento Familiar, com a Educação Rodoviária.
Esta mesma equipa identificou e efectuou a candidatura do projecto aos fundos estruturais da EU-POSI, da qual resultou uma comparticipação de cerca de 100.000€, tendo ainda conseguido angariar um patrocínio da Caixa Geral de Depósitos para o projecto, no valor de 70.000€.
Estas verbas entraram nos cofres da CML.
Perante estes factos, causa-nos alguma perplexidade que todos os elementos desta equipa, que criou este projecto, tenham recebido cartas de não renovação dos respectivos contratos.
O que irá ser feito do Portal Internet Lisboa Jovem?
Assim sendo, o grupo de vereadores “Lisboa com Carmona” afirma-se inteiramente solidário com estes jovens trabalhadores e tudo fará ao que estiver ao seu alcance para que o Portal Internet “Lisboa Jovem” não se extinga, e subscreverá de imediato a petição que se encontra neste momento a correr na Internet em
http://petitiononline.com/lxjovem com o intuito de demover o actual Executivo a prosseguir esta política de dispensas arbitrárias e sem fundamento que parece apostado em seguir.
Junho 2008